A Open Education Week está com chamada aberta para participação

A Open Education Week é uma celebração do movimento global da Educação Aberta. Seu objetivo é conscientizar sobre a Educação Aberta e seu impacto sobre o ensino e a aprendizagem no mundo todo. A Educação Aberta abrange recursos, ferramentas e práticas às quais subjaz o compartilhamento aberto, de modo a melhorar o acesso e a eficiência da educação. Tanto a participação quanto a utilização de todos os recursos da Open Education Week são livres de custo e abertas a qualquer pessoa.

O Comitê Organizador convida a todos a contribuir e a participar da quarta edição anual da Open Education Week, que contará com eventos online e presenciais ao redor do mundo.

Como Contribuir:

Você pode contribuir de diversas maneiras para a Open Education Week: fazendo o upload de um vídeo informativo ou inspirador, promovendo um evento em sua comunidade, enviando-nos links de recursos relacionados à Educação Aberta, promovendo um webinar, e promovendo a Open Education Week em suas redes sociais. Para contribuir com um vídeo ou ter seu evento ou webinar incluído no Calendário de Eventos da Open Education Week, utilize o formulário disponível em www.openeducationweek.org. Para finalizarmos o website, precisamos que os formulários sejam enviados até 10 de fevereiro de 2015. Você pode participar com múltiplos eventos e/ou recursos.  Favor preencher um formulário para cada contribuição

Vídeos

O website da Open Education Week contará com vídeos curtos (2 a 5 minutos) que exponham projetos educacionais e apresentem breves mensagens sobre educação aberta, ou que forneçam tutoriais que compartilhem o “como se faz” para diversos aspectos da educação aberta. Uma terceira categoria foi incluída neste ano para vídeos mais longos, depoimentos inspiradores, paineis ou entrevistas sobre educação aberta. Incentivamos a contribuição através de vídeos que sejam feitos especialmente para a Open Education Week, bem como aqueles previamente existentes que encaixem-se nas seguintes categorias:

Exposição de Projetos:

Envie um vídeo pré-gravado sobre o(s) projeto(s) nos quais a sua organização está trabalhando e mostre-os ao mundo.

Mensagens Sobre Educação Aberta:

Esses vídeos curtos transmitirão a importância da educação aberta para instituições, organizações, aprendizes, governos, etc.. Você conhece algum desenvolvedor de políticas, administrador, docente ou aprendiz entusiasta que possa transmitir uma mensagem poderosa por vídeo? Envie e compartilhe com o mundo.

Vídeos de “Como se Faz”:

Você gostaria de compartilhar sua expertise em educação aberta com quem está chegando agora? A sua organização pode criar vídeos curtos que destaquem as melhores práticas e políticas em educação aberta? Aumente o impacto desses vídeos, compartilhando-os com a comunidade global no website da Open Education Week. Tópicos de especial interesse:

  • Os benefícios da utilização de REA (Recursos Educacionais Abertos)
  • Como encontrar e utilizar REA
  • Como criar REA acessíveis
  • Incentivo a políticas abertas
  • Compreendendo as licenças abertas

 Depoimentos inspiradores:

Você já fez ou ouviu um depoimento sobre educação aberta que foi empolgante, motivador ou bastante informativo? Nós o convidamos a compartilhar vídeos inspiradores de qualquer duração, tais como entrevistas, palestras de abertura, painéis de discussão, etc., relacionados ao tema da educação aberta.

Favor fazer o upload do seu vídeo em sua plataforma de preferência, como por exemplo Vimeo ou YouTube, certificar-se de que está sob uma licença aberta, e nos enviar a URL correspondente.

Recursos

O website da Open Education Week direcionará os visitantes a uma variedade de recursos em diversas línguas. Gostaríamos de oferecer aos visitantes REA que lhes sirvam como ferramentas e materiais de apoio que possam enriquecer e aprimorar suas práticas abertas.

Recursos informativos podem ser apresentados sob a forma de documentos, repositórios, materiais de pesquisa, newsletters, links ou blogs. Caso você tenha criado ou conheça recursos valiosos, apreciaríamos se os puder compartilhar. Temos especial interesse nos seguintes tópicos:

  • Por que educação aberta?
  • Como licenciar e reconhecer a autoria de trabalhos de forma aberta
  • Desenvolvimento de políticas abertas/de abertura e considerações
  • Avaliação aberta do aprendizado
  • Aumento da eficiência e redução dos custos educacionais através da educação aberta
  • Ferramentas para encontrar e utilizar REA
  • Impactos da educação aberta sobre aprendizes e educadores
  • Como utilizar softwares de fonte aberta (OSS – Open Source Software) para criar REA

Eventos e Webinars

Você pode promover um ou mais dos seguintes eventos:

Eventos Locais:
  • Fazer um workshop para o público em geral ou para uma plateia específica, como, por exemplo, docentes ou estudantes, sobre como utilizar materiais abertos, compreender as licenças abertas, como modificar materiais para uso em sala de aula, como criar REA, etc. Observação:  Nossos amigos do European Open Edu Policy Project estão criando um toolkit para esses workshops. O toolkit é modular; assim, você pode selecionar os módulos que deseja cobrir. O toolkit pode ser acessado no website: www.openeducationweek.org a partir de janeiro de 2015.
  • Miniconferências/Fóruns sobre educação aberta: Convidar professores locais que utilizam ou contribuem com REA, artigos para periódicos de acesso aberto e outras práticas. Articular-se com outras instituições para promover um chat ou debate ao vivo
Eventos Online:
  • Os aspectos relacionados à abertura, ao que é de caráter aberto na educação: promova um evento com organizações envolvidas com “o aberto” na sua região, para conversar sobre cultura aberta, acesso aberto, governança aberta, dados abertos, software de fonte aberta, etc.
  • Webinars: Oferecer um webinar aberto para o mundo durante a Open Education Week. Pode ser sobre qualquer tema relacionado à Educação Aberta: ferramentas, recursos, impactos, práticas, estudos de caso, debates, etc. Você também pode fazer um stream do seu evento local, ou transmissão simultânea de aulas ou palestras.
Promovendo o seu evento:

Seu evento pode ser incluído no Calendário de Eventos da Open Education Week através do preenchimento do formulário disponível no website. Agradecemos se puder divulgar seu evento através de suas redes e mídia local. Favor utilizar a hashtag #openeducationwk nas mídias sociais a fim de promover uma maior difusão e participação. O download de web banners, posters e materiais promocionais pode ser feito no website da Open Education Week: http://openeducationweek.org.  Sinta-se à vontade para customizar esses materiais.

Discussões online

A Open Education Week contará com fóruns de discussão sobre tópicos de interesse através de uma área interativa no website. Se desejar promover um fórum de discussão sobre um determinado assunto ou formar um grupo específico, queira, por gentileza, contatar-nos através do e-mail info@openeducationweek.org.

Acesse e inscreva a sua atividade: http://www.openeducationweek.org/

Veja também