Fundador da Wikipedia criará site para pesquisas do Reino Unido financiadas com dinheiro público

No gancho do boicote internacional de pesquisadores à editora Elsevier, em que mais de 10.000 cientistas já se comprometeram a não enviar artigos para as revistas e ao pedido da Universidade de Harvard aos seus mais de 2000 pesquisadores para publicarem seus artigos em periódicos de acesso aberto, ou ainda, garantirem que seus trabalhos fiquem disponíveis na internet em sites ou blogs quando publicarem em revistas de acesso pago, David Willets, ministro do governo britânico anunciou o convite a Jimmy Walles (fundador da Wikipedia) a criar um site onde as pesquisas financiadas com dinheiro público nas universidades do Reino Unido possam ficar abertas ao público.

David Willets escreveu no The Guardian “Dar as pessoas o direito de andar livremente sobre a pesquisa com financiamento público vai inaugurar uma nova era de descoberta acadêmica e colaboração e vai colocar o Reino Unido na vanguarda da investigação aberta”.

É provável que haverá um repositório central que irá acolher todos os artigos de pesquisa que resultem de financiamento público. O objetivo é que, mesmo se um acadêmico publica seu artigo em um periódico de assinatura tradicional, uma versão do seu artigo aparece simultaneamente no repositório de acesso livre. O repositório também teria ferramentas para compartilhar, comentar e discutir artigos.

A iniciativa chamada “No 10” ficará pronta em 2 anos e tem alguns desafios pela frente. Um dos maiores para atingir a plena abertura de investigação será a resistência de editores de revistas para mudar seus modelos de negócios. Estima-se que cerca de 1,5 milhão de novos artigos são publicadoa anualmente em revistas pertencentes a um pequeno número de grandes empresas editoriais, incluindo Elsevier, Springer e Wiley. Outro desafio é referente a qualidade e a revisão por pares.

Dame Janet Finch, um dos acadêmicos mais experientes e respeitados do Reino Unido, está produzindo um relatório onde constem as medidas necessárias para tornar possível o desenvolvimento do projeto. Espera-se traçar um rumo para um mundo em que artigos acadêmicos estejam disponíveis livremente e abertamente.

Fontes:
Life after Elsevier: making open access to scientific knowledge a reality

Harvard University says it can’t afford journal publishers’ prices

Universidade Harvard reclama do preço de revistas científicas

Open, free access to academic research? This will be a seismic shift

Wikipedia founder to help in government’s research scheme

Criador da Wikipedia criará site para pesquisas britânicas

Veja também