Hackathon: Desafio de Dados Abertos

A 1ª Maratona Hacker da Câmara Municipal de São Paulo é uma competição para estimular o uso criativo dos dados públicos da Câmara de Municipal de São Paulo. O objetivo, como em todo hackaton do tipo, é que sejam criados aplicativos, sites ou serviços que ajudem o poder público a trabalhar com as informações, ou serviços que possam ser úteis para a população. A competição faz parte do compromisso da Câmara Municipal objetivando ampliar o programa de dados abertos do parlamento.

A competição terá duas fases. Na primeira, os desenvolvedores inscritos terão 48 horas, sem intervalo, para avaliar os dados da câmara e submeter o esboço geral do aplicativo que deverá ser finalizado na segunda fase. As equipes disporão de um link para acessar os Dados Abertos no Portal da Câmara, mas também poderão usar dados extraídos de outros órgãos públicos, desde que indiquem a fonte.

Na segunda etapa, os participantes poderão aperfeiçoar os aplicativos que começaram a criar dentro da CMSP, melhorando a forma de uso, o design e o tratamento dos dados, mas não poderá mudar mais a estrutura original do trabalho.

O hackaton conta com a parceria da Open Knowledge Foundation e a W3C Brasil e as inscrições devem ser feitas no endereço http://desafiodadosabertos.org/inscricoes no período de 2 de maio a partir das 19h até as 18h00 do dia 10 de maio de 2012.

Veja também