Plataforma edX terá código aberto

A Universidade de Stanford e a plataforma edX (criada em uma parceria da Universidade Harvard e do Massachusetts Institute of Technology  – MIT), anunciaram a liberação do código da plataforma e provisão de ferramentas online de aprendizagem livres e abertas para instituições de todo o mundo.

Como parte deste anúncio, a edX irá liberar o código-fonte de sua plataforma de aprendizagem em 01/06/2013. Em apoio a esse movimento,  Stanford vai integrar os recursos existentes na Class2Go na plataforma EDX, utilizar a integração como uma plataforma interna para cursos online e à distância e trabalhar em colaboração com a edX e outras instituições para o melhoramento da plataforma.

O código aberto permitirá que qualquer instituição, empresa, grupo ou indivíduo possa usar a estrutura e oferecer seus próprios cursos pela internet.  Apesar de o código ser aberto, de acordo com o presidente do edX, Anant Agarwal, apenas a Universidade de Tecnologia Delft (Holanda), autorizou que o seu conteúdo também fosse oferecido abertamente nas plataformas.

A edX está buscando a visão de código aberto para melhorar o acesso ao ensino superior. Segundo o anúncio oficial de abertura do código, um dos principais benefícios dos MOOC’s é que eles trazem junto usuários distintos que estão dispostos a aprender colaborativamente. Os MOOC’s e as inovadoras abordagens de ensino online, usam ambientes web que suportam vídeo interativo, discussão online, a interação social, avaliação e outras funções. Plataformas de aprendizagem online e open source, irão permitir que universidades desenvolvam os seus próprios métodos de entrega, parcerias com outras universidades e instituições, coleta de dados e controle de seu material educativo.

A partir de junho, os desenvolvedores de todos os lugares do mundo poderão acessar livremente o código fonte da plataforma de aprendizagem EDX, incluindo o código do Sistema de Gestão de Aprendizagem (LMS); Studio, uma ferramenta de criação de curso; xBlock, uma interface de programação de aplicativo (API) para integração de objetos de aprendizagem. EDX irá apoiar e fomentar a comunidade de desenvolvedores que contribuirem para o melhoramento da plataforma, proporcionando um ambiente rico para a colaboração, bem como orientações técnicas e processos para facilitar as contribuições.

Em breve, o código estará disponível em: https://github.com/edX

Leia o anúncio completo da liberação do código da edX em: www.edx.org/press/stanford-to-work-with-edx

Veja também: Plataforma de cursos pela internet de Harvard e do MIT terá código aberto

Veja também