The Open Education Consortium

 Educação aberta impulsiona inovação na educação superior em nível mundial


O OpenCourseWare Consortium anuncia seu novo nome: The Open Education Consortium. O novo nome abraça as tendências mundiais no ensino superior para compartilhamento aberto e ampliação do acesso por meio das tecnologias, ferramentas e conteúdos abertos.

“A Educação Aberta apresenta muitas oportunidades para desenvolver o ensino e a aprendizagem do Século XXI”, disse Mary Lou Forward, Secretária Executiva do Open Education Consortium. “Estamos muito animados ao ver que governos, instituições, educadores e aprendizes ao redor do mundo vêm demonstrando interesse crescente na pela Educação Aberta e comprometendo-se a ajudar a construir um futuro em que o compartilhamento aberto torne-se uma prática padrão e cotidiana.”

A conferência anual do Open Education Consortium aconteceu na semana passada, em Ljubljana, Eslovênia. A conferência foi aberta pelo Ministro da Educação da Eslovênia, Jernej Pikalo, que anunciou o programa Opening Up Slovenia, uma iniciativa prioritária daquele país para incorporar a Educação Aberta em todos os níveis do sistema educacional esloveno. A iniciativa nacional em Educação Aberta da Eslovênia servirá de exemplo para estimular conversas internacionais e colaborações que levem à construção do futuro da educação européia. Na seqüência, o Comissário Europeu Androulla Vassiliou descreveu a importância do programa Opening Up Education para a Comissão Européia, afirmando que maior igualdade, acesso e eficácia na educação são essenciais para o futuro da Europa.

“A Open Education Consortium Global Conference tem o prazer de ser o fórum em que uma iniciativa tão importante é anunciada”, disse Larry Cooperman, Presidente do quadro de diretores do Open Education Consortium. “Estamos ansiosos para colaborar em projetos transformadores que tragam maiores oportunidades educacionais para todos”.

__________

Sobre o Open Education Consortium

O Open Education Consortium (www.openedconsortium.orgvislumbra um mundo em que o desejo de aprender seja realizado em sua completude através de oportunidades para que o aprendizado ocorra em qualquer lugar e que todas a pessoas possam acessar oportunidades educacionais que sejam economicamente acessíveis e culturalmente adequadas para obter o conhecimento e a formação que buscam. O Open Education Consortium atua de forma a expandir o acesso à educação e promover o compartilhamento aberto do conhecimento por meio de suas fontes de informação de especialistas, sua rede global e sua posição como a principal voz da Educação Aberta.

Veja também