o Estado da Arte, Desafios e Perspectivas para o Desenvolvimento e Inovação

Será lançado no próximo dia 20/12, na sede do CETIC.BR (Centro de Estudos sobre a Sociedade da Informação), o livro o Estado da Arte dos Recursos Educacionais Abertos (REA) no Brasil. A tradução dessa obra para a língua portuguesa tem o objetivo de contribuir para registrar parte da história do desenvolvimento dos REA no Brasil, e também o de ajudar a consolidar a importância do tema no país, permitindo uma maior compreensão da trajetória dos REA no contexto nacional e a disseminação e discussão de alguns conceitos e práticas da área encontrados nas iniciativas apresentadas.

O livro faz distinção entre repositórios de conteúdos digitais disponíveis na rede e gratuitos e os REA. Isso porque, de maneira quase que geral, a comunidade internacional envolvida com os REA entende que nem todo conteúdo educacional disponibilizado na rede é um REA. De acordo com a definição de REA adotada pela UNESCO, o recurso educacional precisa possuir uma licença de utilização que permita ao usuário certas práticas de uso sem o infringimento dos direitos autorais, como a cópia, o compartilhamento, a modificação e a sua distribuição, dependendo do tipo de licença escolhida pelo autor desse recurso. São também consideradas REA as obras que estão em domínio público, o que no Brasil ocorre 70 anos após o falecimento do autor.

O livro foi originalmente publicado em dezembro de 2011 pela UNESCO em Moscou, mas a tradução agora é publicada com uma licença aberta e está disponível para download em: http://goo.gl/rSCLfp.

2 Comments
  1. Andreia Inamorato

    Temos algumas vagas para o lançamento da tradução e bate-papo sobre REA e Educação Aberta no CETIC em Sao Paulo nessa sexta-feira dia 20 de dezembro de 2013 das 10:00-12:00. Para ver a programação e fazer a inscrição, por favor acesse por meio do link: http://bit.ly/IN4dCR

    Até sexta!
    Abs,
    Andreia

  2. Raniere

    Existe uma versão em EPUB? Iria melhorar minha experiência de ler a obra.

Comente

Seu email não será publicado. Os campos requeridos estão marcados com *

limparEnviar