Serviços do Comunica! serão desativados

Após pouco mais de um ano em pleno funcionamento, os serviços da plataforma Comunica! serão desativados a partir de setembro de 2021. Criada pela Iniciativa Educação Aberta, com apoio da UNESCO Brasil, o Comunica! teve dois principais objetivos, o primeiro deles, foi propiciar a educadores e estudantes possibilidades de experimentação de sistemas em software livre de comunicação e produtividade (Jitsi, Mumble e Etherpad) durante a pandemia da COVID-19. O segundo objetivo teve como foco documentar o processo de criação de uma instância controlada de hospedagem e infraestrutura e os respectivos desafios de implementação e manutenção.

“Para manter o serviço de forma perene, com as devidas atualizações e manutenção, para além do custo dos serviços de hospedagem, que cresceram muito com a alta do dolar, precisaríamos contar com um suporte contínuo de um administrador de sistemas”, explicou o professor Tel Amiel, co-líder da Iniciativa Educação Aberta. Nesse período, foi feita uma busca ativa por recursos financeiros através de projetos em agências de fomento, bem como chamadas de organizações nacionais e internacionais. Há claro reconhecimento da demanda por esses servços, no entanto, esse reconhecimento não se converteu em oportunidades de financiamento.

Desde o lançamento, a Comunica! tem sido utilizada por diversos educadores e pesquisadores de educação que participaram do curso Líder Educação Aberta (206 inscritos em duas edições), do grupo no Telegram de apoiadores do projeto Educação Vigiada, atualmente com 104 membros e dos projetos de colaboração entre a UnB e UEMG (mais de 200 alunos) no âmbito do Escolha Livre.

O professor João Ras, coordenador do CEEJA de Marília-SP, fez uso da plataforma Comunica! em diversas atividades, incluindo aulas com estudantes da Educação de Jovens e Adultos e escrita colaborativa entre docentes. “Tanto o Jitsi como o Etherpad se mostram ferramentas muito úteis para o processo pedagógico. Pudemos utilizar as videoconferências para encontros com alunos, professores, gestores e servidores das mais variadas experiências com a tecnologia, com grupos grandes e pequenos. Na escrita colaborativa, chegamos a reunir aproximadamente 30 docentes para redigir uma postagem coletiva na plataforma do WordPress utilizada pela equipe escolar.”

O Comunica! mostrou que é possível implementar e manter um serviço útil e de qualidade para sistemas de comunicação e produtividade na educação baseado em software livre. Atualmente, a Iniciativa Educação Aberta tem se dedicado a disseminar a experiência do Comunica! a partir do diálogo com coletivos de organizações e atores da educação para a implementação da Rede Escolha Livre, que une infraestrutura de hardware e software livres. Para Tel Amiel, é importante fomentar a adoção da Rede Escolha Livre por sistemas públicos de ensino e pesquisa, hoje tão dependentes de serviços externos de grandes plataformas comerciais proprietárias.

Atenção para as datas de desativação:

  • Videoconferência (Jitsi) e comunicação por áudio (Mumble): dia 29/setembro/2021.
  • Escrita colaborativa (Etherpad): dia 29/outubro/2021, mais tempo para que todos possam baixar seus escritos com segurança.

Por se tratarem de software livre, é fácil encontrar outras instalações do Jitsi e do Etherpad para usar. Seguem algumas indicações:

Jitsi

Etherpad

Veja também