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novo jogo da política de educação aberta

Desde 2018 quando foi criado, o Jogo da Política em Educação Aberta tem sido a principal tecnologia social de apoio ao diagnóstico colaborativo e à implementação de políticas educacionais abertas em instituições compromissadas com a democratização do conhecimento. Em 2024, é relançado em versão atualizada, com apoio da Cátedra UNESCO em EaD, trazendo uma perspectiva mais abrangente e alinhada à Recomendação REA UNESCO 2019, além de um foco maior nas práticas abertas, colaboração, sustentabilidade, gestão compartilhada, digital public goods e direitos digitais.

Elaborado pela Iniciativa Educação Aberta, um grupo de pesquisa da Universidade de Brasília (UnB), o Jogo é uma tecnologia social pioneira, e foi construída com a colaboração de gestores, educadores e técnicos da educação pública e privada de todo o Brasil.  A primeira versão, já disponível em três idiomas (Português, Inglês e Espanhol),  foi “jogada” em diferentes contextos de educação brasileiros e de diversos países como Argentina, Peru, Cuba, Estados Unidos, Sérbia, Eslovênia, Namíbia e Tanzânia, e obteve boa receptividade e resultados bastante positivos em relação à compreensão de conceitos básicos e à importância da gestão participativa na elaboração de políticas. Foi também o principal recurso da formação Líderes Educação Aberta, realizada pela UNESCO Brasil em 2020-2021, que contou com a participação de 200 profissionais da educação de diferentes regiões do país.

Para Dominic Orr, o Jogo da Politica em Educação Aberta foi uma ferramenta inestimável para estimular discussões significativas entre os participantes e gerar ideias sobre estratégias institucionais eficazes em suas próprias escolas e universidades.

"Ao envolverem-se no formato colaborativo e interativo do jogo, os participantes puderam analisar de forma crítica e colaborativa as práticas atuais da sua organização e desenvolver uma compreensão partilhada das principais oportunidades para educação aberta na sua instituição", explica o líder do Atingi.org.
Dominic Orr
Prof. Dr. Dominic Orr
Professor, Universidade de Nova Gorica e líder do Atingi.org (GIZ)
Como jogar?

O material completo do Jogo da Política em Educação Aberta está disponível com uma licença aberta, e inclui manual, peças de tabuleiro, e cartas para ser jogado online ou presencial, impresso.

Defina uma política educacional a ser analisada e reúna uma equipe de gestores envolvidos nas áreas pedagógica, técnica e jurídico-administrativa para participarem juntos, de forma colaborativa. Recomendamos o mínimo de 4 e o máximo de 8 jogadores. O tempo previsto é de 2h.

Preciso comprar o jogo?

Não, o jogo foi criado dentro do conceito “do it yourself” (faça você mesmo), ou seja, você pode baixar o layout das cartas, a base do infográfico e imprimir em papel adesivado. Usando papel mais consistente (por exemplo, papel cartão) você faz a montagem. Para as pontuações, você pode comprar pecinhas ou mesmo usar botões ou outros materiais que tiver disponível. Há também um manual de orientação sobre como jogar.

Qual o resultado do jogo?

Ao longo do Jogo, um infográfico vai sendo formado conforme as decisões de consenso vão ocorrendo no grupo de jogadores. Sempre que um termo aparecer sublinhado, há cartas-desafio para que os jogadores possam compreender melhor conceitos e definições envolvidas e, assim, ganhar “pontos de abertura”.

Baixe agora em três idiomas (português, inglês e espanhol):

  • Manual do Jogo (comece aqui!)
  • Faca gráfica com as cartas e base do infográfico para imprimir e montar o Jogo
  • Arquivos em separado para todas as cartas para preparar slides/apresentação para jogá-lo online