Skip to content

sobre nós

quem somos

A Iniciativa Educação Aberta atende e conecta o ecossistema da educação brasileira

Desde 2022 a Iniciativa Educação Aberta é um grupo de pesquisa ativista, registrado no CNPq e sediado na Universidade de Brasília.

A Iniciativa foi criada em 2017 por Priscila Gonsales, Deboa Sebriam e Tel Amiel, em uma parceria entre duas organizações: a Cátedra UNESCO em Educação Aberta na Unicamp (migrando, em 2018 para Cátedra UNESCO em EaD na UnB) e o Instituto Educadigital, que promovem a temática da educação aberta de forma pioneira no Brasil, desde 2007.

quem faz

Tel Amiel

Coordenador do grupo de pesquisa

Professor da Faculdade de Educação (UnB. Coordenador da Cátedra UNESCO em Educação a Distância. Atua como professor da Universidade de Nova Gorica (Eslovênia) no Mestrado em Liderança em Educação Aberta. Mais informações em amiel.net.br.

Débora Sebriam

Pesquisadora

Mestre em Engenharia de Mídias para a Educação pela Universidade Técnica de Lisboa, Université de Poitiers e Universidad Nacional de Educación a Distancia de Madri. Pesquisa e atua nas áreas de Educação Aberta, tecnologia educacional e formação de professores.

Priscila Gonsales

Pesquisadora

Doutoranda em Linguagens e Tecnologias na Unicamp, mestre em Inteligencia Artificial, Educação e Impactos Éticos pa PUC-SP e máster em Educação, Família e TIC pela Universidade Pontifícia de Salamanca (Espanha). Cursou Design Thinking no Centro de Inovação e Criatividade da ESPM-SP, pós-graduada em Comunicação e Educação pela ECA-USP e graduação em Jornalismo. Co-fundadora do Instituto Educadigital, atua na área de educação e cultura digital desde 2001. 

Djaine Damiati

Pesquisadora

Pós-doutoranda na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB), desenvolve pesquisa em politicas públicas abertas e governança digital no âmbito da Cátedra UNESCO em EaD. Doutora em Ciências Sociais pela UNESP com doutorado sanduíche no ICS – UL – Universidade de Lisboa, na área de CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade).

Janaina - Professora UEMG. Fundo Branco

Janaina Diniz

Pesquisadora

Janaina Diniz é mestre em educação pela PUC Minas e especialista em Administração de Sistemas de Informação pela UFLA. Professora da Universidade do Estado de Minas Gerais. No IEA colabora com iniciativas de formação voltadas para a Educação Vigiada e software livre.

Thiago Pezzo

Pesquisador

Mestre em Serviço Social (UFSC), professor de Sociologia e Sociólogo (UNICAMP), atualmente servidor do IFSuldeMinas. Tem como temáticas de pesquisa as políticas sociais e práticas de vigilância.

Marina Borges

Aluna

Mestranda em Educação pela Universidade de Brasília, tem graduação em pedagogia (UnB), especialização em design instrucional (UNIFEI) e em inovação e tecnologias na educação (Enap). Interesse na área de tecnologias educacionais, democratização e políticas públicas na educação, plataformização da educação e formação para/no trabalho.

Leonardo Ayres

Técnico

Bacharel em administração (UFPR) e mestre em educação (UnB). Servidor técnico-administrativo da Faculdade de Educação da UnB, onde atua como editor-executivo do periódico Linhas Críticas.

Os autores são responsáveis pela escolha e apresentação dos conteúdos desse site e pelas opiniões expressadas, que não são necessariamente da UNESCO ou da UnB e não comprometem essas organizações.