OPAL

A OPAL (The Open Educational Quality Initiative) é uma iniciativa tomada por uma rede internacional que juntou forças para promover a inovação e uma qualidade melhor no ensino superior e na formação continuada de adultos através do uso de REAs.

O projeto é financiado parcialmente pela Comissão Européia para a Educação e pelo programa de Formação Continuada. Os outros 7 parceiros incluem o ICDE, a UNESCO, a Fundação Européia para Qualidade, a Universidade Aberta do Reino Unido, a Universidade de Aalto e a Universidade Católica de Portugal.

Enquanto que a abordagem tradicional dos REA tem como objetivo o acesso aos recursos (MERLOT, MIT OpenCourseWare, Stanford iTunes, OpenLearn, Rice University, UNESCO Open Training Platform, the UNESCO OER wiki) através de licenças abertas (Creative Commons), a iniciativa OPAL deve ir além desses pois visa a inovação e qualidade através de práticas educacionais abertas (OEP -Open Educational Practices), que podem ser definidas como um conjunto de atividades e suporte à criação, uso e remixagem dos REA na educação.

Do dia 13 de maio ao dia 9 de junho, Graínne Conole, uma das responsáveis do projeto, está à frente do Spotlight on Educational Resources, um evento online que gira em torno dos REA e exibe as melhores práticas – estudos de caso e relatos de experiências – que mostram como o uso dos REAs pode levar a uma melhora em vários cenários educacionais. É possível também fazer parte dos fóruns de discussão e acessar vários estudos publicados sem ônus.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=ZKGba8yratc&hl=en_US&fs=1&rel=0]

As Práticas Abertas também serão discutidas na conferência EDEN em Valência no próximo dia 10 de junho.

É uma iniciativa importante para a educação já que abrange:

* Políticas públicas e estratégias
* Modelos de qualidade
* Modelos de parceria
* Ferramentas e uso delas
* Inovações
* Capacitação e suporte
* Modelos de negócios/estratégias de sustentabilidade
* Fatores de sucesso e barreiras

Veja também