No mês de novembro, três grandes eventos de educação e tecnologia tem a temática REA com local de destaque na programação!

Se você está em São Paulo, Recife ou Rio de Janeiro, o mês de novembro reserva grandes momentos de debate em torno da temática REA (Recursos Educacionais Abertos). Sem dúvida uma excelente oportunidade para conhecer o tema e pessoas, tirar dúvidas, aprofundar-se e engajar-se!

Hoje começa o III Seminário Web Currículo – Educação e Mobilidade, realizado nos dias 12, 13 e 14 de novembro de 2012, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP, sob responsabilidade do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo. O evento busca identificar as abordagens pedagógicas mais utilizadas em práticas escolares desenvolvidas com o uso de tecnologias.

No dia 13 às 16h30, temos um encontro marcado com Prof. Dr. Tel Amiel – UNICAMP, Prof. Dr. Fernando José de Almeida – PUC/SP, Prof. Dr. Nelson De Luca Pretto – UFBA e Profª. Ms. Bianca Santana – Instituto Educadigital para a mesa-redonda Recursos Educacionais Abertos, com coordenação da Prof. Dra. Maria da Graça Moreira da Silva – PUC/SP. O WebCurrículo terá transmissão ao vivo pelo site da PUC-SP. Fique atento aos links http://www.pucsp.br/webcurriculo (site oficial) e http://webcurriculo.wordpress.com (blog e redes).

A 4ª edição do Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educaçãoacontece entre os dias 13 e 15 de novembro no Centro de Convenções da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Com mais de mil participantes, de diferentes domínios das Ciências Humanas e Exatas, o Simpósio terá 5 conferências e 430 trabalhos distribuídos entre sessões de comunicação e pôsteres digitais, além de mesas-redondas, lançamentos de livros, exposições e a entrega do Prêmio Artes Digitais e Aplicativos Educacionais. No dia 14 às 13h30, no Centro de Convenções, auditório 2, acontece a mesa-redonda Recursos Educacionais Abertos, com Profª. Ms. Débora Sebriam – Instituto Educadigital/REA Brasil, Prof.  Dr. Ricardo Amorim – FACAPE/UNEB e Anderson Duarte – Diretor Executivo do Redu, com mediação de Profª Drª Cláudia Roberta Araújo Gomes– UFPE.

Para fechar um mês de grandes eventos, o Congresso Brasileiro de Informática na Educação, que acontece no período de 26 a 30  de novembro de 2012, na UFRJ, Cidade Universitária – Rio de Janeiro – RJ, recebe o I Workshop Recursos Educacionais Abertos: questões para globalização e localização II International Symposium on OER: Issues for globalization and localization, que acontecerá dias 28 e 29/11. Neste workshop, busca-se entender as peculiaridades do conceito de “remix” de recursos educacionais abertos, discutindo questões práticas (exemplos, projetos, atividades) bem como teóricas (modelos, dificuldades, impedimentos, catalisadores). O evento é coordenado por Tel Amiel – UNICAMP, José Aires de Castro Filho – Universidade Federal do Ceará, Richard West – Utah State University e Michael Orey – University of Georgia. Veja a programação completa em Educação Aberta.

Comente

Seu email não será publicado. Os campos requeridos estão marcados com *

limparEnviar