Carta Compromisso Educação Aberta – Eleições 2014. Vamos fazer juntos?

Retomando o assunto eleições 2014, o Projeto REA.br gostaria de aproveitar esse período para realizar uma ação em prol das políticas públicas de REA e Educação Aberta junto aos candidatos que concorrem ao poder executivo, ou seja, candidatos a governador e presidente.

Pensamos em trabalhar com uma “carta compromisso” e pedimos a sua ajuda para fechar esse texto, tendo em mente que ele precisa ser o mais objetivo possível e temos que ter alguma forma de controle social para cobrar os candidatos. Alguns pontos a considerar nessa carta: (a) textos genéricos não contribuem, (b) precisa conter alguns pontos concretos sobre ações que podem ser monitoradas. Com o que queremos que o candidato se comprometa?, (c) nesse sentido, seria interessante trabalhar com indicadores (como o candidato prestará contas a sociedade sobre as suas ações?).

Compartilho com vocês algumas ideias que construímos depois de boas conversas com a Daniela Silva e o Ariel Kogan. O Ariel já participou de uma ação parecida no Programa Cidades Sustentáveis e nos deu dicas valiosas.

Em relação ao nome da causa, o termo REA não é de conhecimento geral e então pensamos em usar “Carta Compromisso Educação Aberta”, o que vocês acham?

Um outro ponto a definir é se juntamente a essa ação da carta compromisso, a gente trabalhe com alguma petição online voltada para a sociedade civil, solicitando apoio a causa e somando forças para cobrança, o que acham?

Vamos criar uma área de destaque no aqui site REA para abrigar esse arquivo final e fazer a gestão dos candidatos que assinarem a carta e vamos precisar muito do apoio de todos para a mobilização nas redes sociais.

Convido todos dessa comunidade para colaborar com o texto da carta compromisso acessando o pad de 17/07 a 25/07.