Chamadas abertas para artigos sobre Educação Aberta e REA

O encontro Latino Americano e Caribenho de REA (COL/UNESCO) que ocorreu em São Paulo em 2017 apontou a necessidade de maior visibilidade das atividades em torno da Educação Aberta e REA na região. Foi discutido, que, apesar de um número reduzido de projetos que se identificam especificamente com EA e REA, existem diversas experiências na região e há crescente pesquisa sobre o tema (veja um retrato da pesquisa académica em português, além de um recém lançado livro sobre REA no o Sul Global).

Nesse contexto, finalizamos o ano com duas boas notícias: duas revistas de acesso aberto estão com chamadas para artigos some enfoque em EA/REA na América Latina e no Brasil.

O Journal of Interactive Media in Education (JIME) está com chamadas abertas para artigos na edição especial na edição Open Education in Latin America. Os editores da revista são os co-organizadores do último Workshop REA realizado em La Plata, Argentina. Este é um evento acadêmico (quase) anual que tem com enfoque EA e REA com participação significativa de pesquisadores, acadêmicos e ativistas que discutem o tema em português e em espanhol. A data-limite para envio de trabalhos em inglês é dia 17 de março de 2018.

A revista EmRede tem edição especial com o tema Educação Aberta e Recursos Educacionais Abertos. A EmRede é uma publicação do consórcio UniRede, pioneiro no Brasil, que reúne instituições públicas brasileiras (diretamente influenciando a construção da Universidade Aberta do Brasil). É uma revista que está se consolidando como um importante espaço de divulgação de trabalhos sobre educação a distância, educação aberta e outras inovações no ensino superior. A data-limite para envio de trabalhos é 01 de março de 2018.

Veja também