Chega de dependência: Aplicativos livres para usar na educação

Por meio de um projeto colaborativo entre UEMG e UnB, estudantes de Pedagogia criaram tutoriais sobre aplicativos e redes sociais desenvolvidos em software livre. Os materiais acabam de ser disponibilizadas no portal Escolha Livre, da Iniciativa Educação Aberta.
 
O portal já conta com diversos tutoriais em vídeo para auxiliar alunos e professores a fazer uso de ferramentas e plataformas livres. Agora, conta também com orientações para diversas ferramentas ainda pouco conhecidas por grande parte dos educadores: redes sociais, buscadores, aplicativos de mensagens e muito mais!
 
Os alunos de Pedagogia autores dos novos tutoriais foram orientados pela Profa. Janaina Diniz (UEMG) e pelo Prof. Tel Amiel (UnB), ambos colaboradores da Iniciativa Educação Aberta. O projeto de cooperação entre os dois docentes já entra no terceiro semestre.
 
Os alunos de ambas as instituições se auto-organizam em grupos de trabalho por interesse. Ao longo de 4-6 semanas participam de aulas síncronas, reuniões em grupo com os professores e fazem uso de diversas ferramentas livres como Jitsi e Etherpad para trabalhar em grupo e construir um projeto final, licenciado de forma aberta. 
 
De acordo coma a Profa. Janaina Diniz, o projeto possibilita interação e troca de experiências de estudantes do curso de Pedagogia que estão em instituições distintas e geograficamente distantes. “Para além disso, permite que os futuros professores conheçam, reflitam e usem as tecnologias de forma crítica e emancipatória”.
 
Além de conhecer e utilizar as ferramentas, os alunos produzem relatos e análises críticas, partindo de questões como privacidade, vigilância, liberdade e abertura na educação. 
 
“O projeto me proporcionou oportunidade para desenvolvimento de habilidades na utilização de softwares livres de comunicação, edição e compartilhamento. Possibilitou conhecimentos sobre a importância de ensinar sobre o uso dessas ferramentas na educação, afim de fortalecer a formação e trabalho docente”, ressaltou Ana Lopes, aluna da UEMG, 
 
Foram criados tutoriais de introdução às seguintes plataformas: Pixelfed (compartlihamento de fotos/stories), Peertube (vídeos), Duckduckgo (buscador), Nextcloud (drive), Diaspora (rede social), Mastodon (microblog) e Element (mensagens).
 
O Escolha Livre foi lançado em 2020 pela Iniciativa Educação Aberta com apoio da UNESCO Brasil. Tem como objetivo ser um portal de conhecimento sobre os Recursos Educacionais Abertos e o Software Livre na educação. Agrega tutoriais, podcasts, vídeos e textos que auxiliam professores e alunos a incorporar práticas abertas na educação.

Veja também