Escola Digital é uma plataforma gratuita e aberta de busca que já conta com mais de 1,5 mil objetos e recursos digitais voltados a apoiar processos de ensino e aprendizagem dentro e fora da sala de aula. O site foi criado com o objetivo de facilitar o acesso de educadores, escolas e redes de ensino a materiais educativos de base tecnológica, de forma a enriquecer e dinamizar as práticas pedagógicas.

A plataforma é uma iniciativa do Instituto Inspirare e do Instituto Natura, construída com a colaboração do Instituto Educadigital, da TIC Educa e da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. O projeto teve início com um vasto mapeamento, que envolveu entrevistas com educadores, empreendedores e especialistas, pesquisa online e uma chamada pública nacional. O processo foi intensificado com a colaboração de professores da rede estadual de São Paulo especialistas em currículo.

A Escola Digital funciona como um buscador de recursos digitais já existentes criados por produtores de conteúdo, o grande diferencial da plataforma é oferecer, de forma mais intuitiva, a busca pelos recursos que podem ser utilizados como ferramenta pedagógica. Além das categorizações habituais como disciplina, série, temas curriculares e também pelo tipo de mídia: vídeos, áudios, softwares etc, é possível refinar a pesquisa por disponibilidade, licenças de uso, acessibilidade, idioma, recursos pagos e gratuitos.

O projeto foi concebido como um recurso educacional aberto (REA) e pode ser utilizado, reproduzido ou mesmo adaptado por qualquer pessoa ou organização interessada.

O site também indica recursos digitais capazes de apoiar a criação de novos objetos de aprendizagem, o trabalho com temas transversais e a realização de projetos na comunidade, entre outras possibilidades educativas.

A plataforma deve continuar ampliando o seu acervo, por meio da contribuição dos próprios usuários, que poderão enviar sugestões de objetos, preenchendo um formulário disponível no site.

Navegue e colabore com a aumento do acervo: http://escoladigital.org.br/

3 Comments
  1. Ewout ter Haar

    Os dados deste catálogo são livres (CC-BY), certo? Vejo a maior utilidade numa plataforma deste tipo não no seu uso “direto” por professores ou alunos e sim pela integração com os AVAs das escolas (ou outros sistemas online onde os professores e alunos naturalmente se econtram). Tem como baixar os dados? Tem um API?

    • Débora Sebriam

      Oi Prof. Ewout,

      Lendo das as páginas do site eu entendi que quem quiser esse acesso deve escrever. Mas eu vou enviar a sua sugestão pra eles, com certeza a lógica é isso já estar disponível de alguma maneira.

      abraços,
      Débora

  2. Raniere

    O Prof. Ewout já levantou um ótimo ponto e vou lentar outros.

    Logo no início, temos “Escola Digital é uma plataforma gratuita e aberta”. Para mim, ser aberta significa que o código fonte gerindo a plataforma encontra-se disponível em algum lugar e com uma licença copyleft. Infelizmente não encontrei nenhum link de onde o código estaria disponível.

    O mesmo comentário acima vale para único parágrafo em destaque no texto: “O projeto foi concebido como um recurso educacional aberto (REA) e pode ser utilizado, reproduzido ou mesmo adaptado por qualquer pessoa ou organização interessada.”.

Comente

Seu email não será publicado. Os campos requeridos estão marcados com *

limparEnviar