A Fiocruz cria sua Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, na qual reafirma seu compromisso com a democratização do conhecimento e do acesso à informação científica.
Essa política contribuirá para fortalecer os mecanismos de preservação da memória institucional e aumentar o acesso e o impacto da produção intelectual da Fiocruz, constituindo-se em um importante instrumento que promoverá, de forma organizada e reunida, a disseminação, acessibilidade e, consequentemente, visibilidade do conhecimento gerado na Instituição.
Seu Repositório Institucional (Arca) é o principal instrumento de realização dessa Política, atendendo ao objetivo de: reunir, hospedar, preservar, tornar disponível e dar visibilidade à produção científica da instituição. Dessa forma, é obrigatório o depósito no Repositório Institucional Arca das dissertações e teses defendidas nos Programas de Pós-graduação da Fiocruz e dos artigos produzidos no âmbito da Fiocruz publicados em periódicos científicos. Além de texto, o repositório pode conter imagem e áudio.
O Arca deverá ter capacidade de integração com sistemas nacionais e internacionais que possibilite automaticamente a inclusão e coleta da produção intelectual pertinente, observando em especial os protocolos e padrões definidos no modelo Open Archives Iniciative (OAI).
Em relação ao envio de arquivos, será adotado preferencialmente o autoarquivamento, quando os autores preencherão os metadados e farão o depósito do objeto digital. As bibliotecas e os gestores das comunidades atuarão como facilitadores no autoarquivamento.
Com a adoção da Política, a Fiocruz está sintonizada com o Movimento Internacional de Acesso Aberto ao Conhecimento, que conta hoje com o apoio de inúmeras universidades e institutos internacionais – tais como MIT, Harvard, Cornell, Universidade do Minho, University of California, Universidade de Lisboa, entre outras -, além de várias instituições no Brasil, como Ibict, USP, UNB, Bireme, UFBA, etc.
O debate sobre o acesso aberto no mundo amplia seu alcance, incluindo questões importantes como as tecnologias abertas, que facilitam a aprendizagem colaborativa e flexível, bem como ao compartilhamento das práticas de educação e de recursos educacionais abertos, importante ferramenta para a produção de conhecimento para o SUS.