Lançamento da Universidade Fora do Eixo (UniFdE): Ano Letivo 2012/2013

A construção do conhecimento é prática intrínseca aos processos de produção e sobrevivência que envolvem o cotidiano dos seres humanos. É o que o homem desenvolve ao produzir as condições necessárias à sua existência, através do trabalho e onde cada agente envolvido é ao mesmo tempo aprendiz e formador, assimilando, compartilhando e gerando novas tecnologias sociais a partir da recombinação de informações. Partindo desses preceitos, a Universidade Livre Fora do Eixo – frente de formação constituída por coletivos e projetos da rede – lança neste mês seu ano letivo 2012/2013, considerando o vasto calendário do circuito cultural que marca o segundo semestre do ano.

Para a inauguração dos trabalhos, uma ampla agenda de atividades será realizada em agosto. Entre as ações, estão previstos encontro da Unicult – Universidade das Culturas – da qual a UniFdE faz parte – Observatórios, Diálogos, Conversas Infinitas, além de imersões temáticas,  missão e coluna internacionais, respectivamente, para o Peru e México, lançamento do site oficial, e outros.

A Universidade Livre Fora do Eixo tem como base primordial de trabalhos a troca de saberes gerada a partir da circulação, vivências e intercâmbios entre os coletivos da rede. Para ela, a união das diversas experiências, projetos e/ou ações realizadas por esses atores sociais formam um grande circuito de conhecimento, marcado fortemente por sistemas de qualificação e ampliação de repertórios. Dessa forma, as plataformas de percursos artístico-culturais assumem também um perfil de dinamizadores nas trocas de tecnologias, desempenhando o papel de conectoras da cultura independente e da formação livre.

Ao todo, centenas de ações são realizadas ao longo do ano dentro dos campi da UniFdE, que podem se constituir como espaços permanentes ou temporários. Os permanentes são baseados nas Casas Fora do Eixo e em sedes de coletivos, onde há programações periódicos, infraestrutura e ambientes cognitivos fundamentais onde se desenvolvem os métodos formativos. Os temporários se utilizam dos festivais, congressos e encontros organizados em cada cidade como fundamento de circulação desses processos.

Entre as metodologias desenvolvidas figuram a realização de Observatórios, Imersões, Encontros, Congressos, Vivências e Colunas, e também o lançamento de Tecs, Tutoriais, Cartilhas e Anuário digital, entre outros conteúdos, acessíveis a partir do Fora do Eixo Tec – a Wiki do Fora do Eixo. A Universidade Livre Fora do Eixo tem patrocínio da Petrobras por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura e Governo Federal. A empresa é parceira da ação na sistematização para conectar os campi e torná-los espaços ainda mais potentes.

Sobre a UniFdE

A UniFdE foi fundada oficialmente em 2010, a partir do aperfeiçoamento na sistematização das tecnologias sociais da rede. Compreendendo que as soluções geradas pelos coletivos para superar desafios locais eram, sobretudo, metologias e saberes construídos a partir de práticas cotidianas, o Fora do Eixo iniciou oficialmente as atividades de sua universidade. Desde então, mais de 70 colunas foram realizadas, 200 observatórios, 150 imersões envolvendo coletivos e parceiros, 50 encontros e mais de 600 vivências que aconteceram em Festivais, Casas e Pontos Fora do Eixo de todo o Brasil.

Agenda de Agosto

  • 08 de agosto: Lançamento da campanha de divulgação de início de ano letivo da Uni FdE
  • 09 de agosto: Lançamento da campanha de divulgação do campus Congresso Cone Sul (realização de imersões – Regional, Palco e Cone Sul)
  • 10 de agosto: Lançamento da campanha de divulgação dos Percursos do Circuito Mineiro de Festivais
  • 13 de agosto: Lançamento do site da Uni FdE
  • 14 a 19 de agosto: Realização da missão Peru
  • 15 a 19 de agosto: Realização das Imersões Regional Sul, Palco Fora do Eixo e Cone Sul no campus Congresso Cone Sul
  • 20 de agosto a 05 de setembro: Realização da coluna México
  • 22 a 25 de agosto: Realização de Percurso no campus avançado da Feira da Música

Acompanhe

UniFdE e Facebook

Veja também