Leigh Blackall fala ao parlamento australiano

O pesquisador de educação e mídias sociais do Instituto de Estudos Espotivos da Universidade de Canberra, Leigh Blackall, falou ao parlamento australiano em novembro de 2010 .

O tema central de sua apresentação foi a implementação de práticas acadêmicas abertas e das licenças do Creative Commons na Otago Polytechnic (na Nova Zelândia) e na própria Universidade de Canberra, na Austrália.

O principal ponto levantado por ele na explanação foi o fato de que o uso de licenças abertas facilita a gestão da propriedade intelectual, eliminando entraves burocráticos que interrompem ou atrasam a realização de projetos, especialmente na área educacional. Com a eliminação desses entraves, esses projetos podem fluir melhor e mais rapidamente, trazendo resultados e inclusive investimentos privados com mais facilidade. Além disso, a relação entre os pesquisadores e a universidade, que costuma se desgastar por conta da detenção dos direitos autorais dos trabalhos, pode se tornar mais amena e justa.

Blackall falou também sobre o guia de educação aberta para organizações, de sua autoria, produzido em parceria com o Ministério da Educação da Nova Zelândia e disponível como wikibook aqui.

O guia ajuda professores e pesquisadores da área educacional a trabalhar com recursos educacionais abertos e a usar mídias sociais em educação e pesquisa, relatando dados sobre a experiência da Otago Polytechnic no tema.

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