No dia 26 de outubro a Universidade de São Paulo (USP) promoveu um seminário interno no qual docentes, funcionários e estudantes, cidadãos e representantes de organizações da sociedade civil, ligados ao meio acadêmico, reuniram-se para manifestar o apoio ao acesso aberto à produção técnico-científica, artística e didática da USP.
O palestrante convidado foi o Prof. Stuart Shieber da Universidade de Harvard, grande responsável pela politica de acesso aberto daquela Universidade dos EUA. A palestra o Prof. Stuart está disponivel em video com legendas em Português.
O resultado desse encontro foi uma carta de apoio ao acesso aberto que agora encontra-se em período de revisão pela comunidade uspiana.
Veja, comente e apoie!
Para saber mais sobre o acesso aberto veja:
* www.openoasis.org – O portal Open Oasis visa proporcionar um “Manual” sobre o Acesso Aberto, que abrange o conceito, princípios, vantagens, abordagens e meios para alcançá-lo. O site destaca a evolução e iniciativas de todo o mundo, links para diversos recursos adicionais e estudos de caso.
The Open Access Movement: opportunities and challenges for developing countries [2007] de Carolina Rossini. O artigo apresenta o conceito de acesso aberto e o potencial impacto em países em desenvolvimento. – http://campus.diplomacy.edu/env/scripts/Pool/GetBin.asp?IDPool=3737
Fontes em Português:
Direitos autorais e o acesso às publicações científicas [2005] – http://www.adusp.org.br/revista/37/r37a01.pdf
Filosofia aberta, modelos de negócios e agências de fomento: elementos essenciais a uma discussão sobre o acesso aberto à informação científica [2006] – www.scielo.br/pdf/ci/v35n2/a05v35n2.pdf
Os direitos autorais e a educação [2009]
http://www.observatoriodaeducacao.org.br/images/pdfs/dc27final.pdf