A comunidade REA Brasil recebeu convite da Sra. Susan D’Antoni para participar de uma discussão internacional que visa mapear colaborativamente o maior número possível de iniciativas REA pelo mundo.

Durante a última década, diversos projetos tem surgido em distintos países e cada vez mais torna-se difícil ter um panorama geral das iniciativas em andamento. Ter um mapa das iniciativas REA pelo mundo, construído colaborativamente pode vir a facilitar parcerias ou mesmo o aprender com outras experiências para propor novos projetos. Ao longo do tempo esse mapa pode ser uma referência inicial para quem busca projetos e o objetivo é que seja atualizado constantemente.

Considerando essa situação abrangente dos projetos REA pelo mundo, como eu faço para conhecer os projetos REA dentro do meu país? E no mundo? Como faço para conseguir um contato dentro do meu país?

Para mapear as iniciativas e responder a essas e outras perguntas, está sendo proposta pelo pessoal da lista de Athabasca (Canadá), 2 semanas de interação online entre os membros e interessados da comunidade REA internacional.

Essa discussão internacional está programada para acontecer de 12 a 30 de novembro e para participar basta enviar um email para: oer-community-request@athabascau.ca com o assunto subscribe.

Programação

Week 1: What could an OER world map look like? (12- 16 November)

  • Why map the OER landscape
  • Essential information and visual presentation

Week 2: Could a world map be built collaboratively? (19-23 November)

  • Organizational approach for collaboration
  • Ensuring the quality of the information

Week 3: Reflection and next steps (26-30 November)

  •  Design of an “OER World Map”
  • Organization
  • Resources available/needed
  • Next steps

Comunidade REA Brasil

Existe também um convite para fazermos essa discussão paralelamente em nosso contexto e nosso idioma, o que vocês acham? Que dinâmica seria essa? Datas? Quem tem sugestões?

Sobre o mapeamento de projetos no site REA temos uma lista de projetos no Brasil e no Mundo divididos por tipos de licenças e também descrevemos se são projetos “REA Puro” ou mistos.

No Educação Aberta também existe uma vasta gama de projetos mapeados, aqui e aqui.

Comente

Seu email não será publicado. Os campos requeridos estão marcados com *

limparEnviar