Meedan: conectando conhecimento entre diferentes culturas e idiomas

Compreender distintas culturas, trocar ideias, informações e conhecimentos entre diferentes idiomas, essa é a ideia do Meedan! Para entender melhor o trabalho dessa organização e sua relação com os Recursos Educacionais Abertos, conversamos com Caio Almeida, brasileiro, engenheiro de software que faz parte do time.

REA Brasil: O que é Meedan e como vocês atuam? Qualquer pessoa interessada pode contribuir?

Caio Almeida: o Meedan é uma organização sem fins lucrativos que atua com tecnologia social e tem base em São Francisco, Estados Unidos. A missão do Meedan é promover a compreensão entre culturas distintas e colaboração, fornecendo tecnologias avançadas para troca de ideias, informações e conhecimentos entre idiomas, com foco primário em inglês e árabe.

Os times de engenharia e design do Meedan trabalham para desenvolver ferramentas de código aberto para conectar conteúdos entre idiomas distintos, enquanto o time de programa do Meedan trabalha para implementar estas tecnologias com organizações parceiras trabalhando em jornalismo em novas mídias e recursos educacionais abertos.

REA Brasil: Quem pode fazer parte do Meedan? Qualquer pessoa interessada pode contribuir?

Caio Almeida: Atualmente o Meedan possui um time de colaboradores ao redor do mundo, e há sempre o interesse em atrair novos. Há várias formas de contribuir com o Meedan, seja através da tradução de conteúdo, criação de conteúdo, desenvolvimento de ferramentas, utilização das ferramentas, parceria para desenvolvimento de novos projetos ou promoção da causa e dos valores que a organização acredita e defende.

O Meedan mantém uma comunidade crescente de tradutores profissionais e voluntários. Os tradutores compartilham suas experiências e colaboram em traduzir textos sofisticados, além de mobilizar e recrutar novos voluntários para responder a eventos urgentes.

REA Brasil: Vocês tem diversos projetos, e entre eles, um projeto de Recursos Educacionais Abertos, como funciona esse projeto? Quem cria os recursos? Estão disponibilizados online para qualquer pessoa?

Caio Almeida: Permitir o acesso a recursos educacionais abertos é uma grande prioridade da organização. O projeto de recursos educacionais abertos é uma parceria do Meedan com outras organizações que compartilham do mesmo objetivo, como a Fundação Qatar Internacional, para criar uma comunidade sustentável para compartilhamento de recursos educacionais abertos em árabe.

Dentre as diversas iniciativas, pode-se citar o importante projeto Open Book, que é uma iniciativa para expandir o acesso a recursos educacionais abertos, livres e de alta qualidade, em árabe, com foco em ciência e tecnologia e aprendizado online. O objetivo deste projeto é criar recursos educacionais abertos em árabe e traduzir para este idioma recursos educacionais abertos existentes, além de disseminar os recursos sem custos através dos parceiros e suas plataformas, e oferecer suporte a governos, educadores e estudantes para que os recursos existentes sejam colocados em uso e para que possam desenvolver seus próprios REAs.

O Meedan também formou uma parceria com a Taghreedat (iniciativa voluntária para tradução de conteúdo árabe) para trabalhar conjuntamente na promoção da adaptação e tradução de recursos educacionais abertos para o idioma árabe. O foco da colaboração é a tradução de recursos educacionais abertos para o árabe e o aumento da disponibilidade destes recursos para usuários ao redor do mundo, em especial, estudantes.

Promovendo REA na sala de aula

Caio teve a oportunidade e o prazer de trabalhar em 2012 como engenheiro de software em projetos para promover o acesso a recursos educacionais abertos entre salas de aula e de professores para professores.

O primeiro foi o YALLAH 2.0 (sigla inglês para “Juventude Aliada para Aprender, Liderar E Ajudar”), um fórum de discussão online entre idiomas para os alunos participantes dos programas de intercâmbio de estudantes da Fundação Qatar Internacional (QFI). A ideia surgiu de dois alunos do programa, que visionaram uma comunidade de cidadãos globais, liderada por jovens, capazes construir ligações mais fortes com seus pares, superando as barreiras geográficas e culturais. Esta plataforma utiliza tradução automática de conteúdo, mas com possibilidade de alteração por usuários, e hospeda discussões moderadas sobre os mais diversos tópicos, nos idiomas inglês, português ou árabe, independentemente do idioma original em que foi escrito.

O outro projeto, foi o C2C (sigla em inglês para “De Sala de Aula para Sala de Aula”), plataforma educacional para a Fundação Qatar Internacional (QFI), uma comunidade online para educação global e aprendizado social, dedicada também a descoberta de recursos.

Conheça o Meedan

Acesse: http://meedan.org

Conheça Caio Almeida

Caio é engenheiro de software no Meedan, nasceu em Salvador, onde vive atualmente. Ele conheceu o mundo do software livre em 2005, antes de entrar na Universidade, e se apaixonou por ele. Ele se formou em Ciência da Computação na Universidade Federal da Bahia e atualmente faz mestrado na mesma instituição.

Caio colabora com alguns projetos de software livre como o Noosfero, Moodle, Inkscape, JavaScript e participa de eventos como o Moodle Moot, Conferência Web W3C,  Fórum Internacional de Software Livre, entre outros.

Caio gosta de desenvolver aplicações web interativas usando apenas JavaScript, padrões abertos e tecnologias abertas, mostrando que um mundo sem flash é possível.

Veja também