MIRA: Mapa de Iniciativas de Recursos Abertos

O projeto MIRA é resultado de uma chamada da Fundação Hewlett para a criação de protótipos para um mapa global para Recursos Educacionais Abertos. A chama por sua vez foi resultado de uma longa discussão virtual ocorrida ao final de 2012 para definir a necessidade e modelo para um mapa sobre REA. Nesta fase inicial 3 grupos foram selecionados para criar um protótipo funcional entre os meses de fevereiro-abril de 2014. O MIRA é o resultado de um desses projetos.

O projeto teve como objetivo não somente a produção de software, mas também de conteúdo. Buscamos identificar e mapear iniciativas relacionadas a REA em uma área pouco reconhecida por conta das línguas principais (português e espanhol, ao invés do inglês), da região geográfica (América Latina) e do nível educacional escolhido (ensino básico). Para este projeto, por conta de limitações de tempo, focamos nossas buscas em 24 países: Argentina, Belize, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Republica Dominicana, Equador, El Salvador, Guatemala, Guiana, Haiti, Honduras, Jamaica, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai, e Venezuela.

Partindo dessa lista, desenvolvemos três linhas de trabalho paralelas: primeiro, o levantamento e sistematização de dados confiáveis; segundo, a definição de uma estrutura de organização dos metadados/vocabulário a serem coletados; e terceiro, a construção de um protótipo funcional do sistema de mapeamento.

Veja o resultado, a equipe e mais informações sobre o projeto em www.mira.org.br.

Fonte: Texto de Educação Aberta – CCBY

Veja também