Na atual sociedade em rede, a informação e o conhecimento adquiriram papel protagonista e, agora, profissionais de diversas áreas e segmentos vem dedicando esforços para discutir e delinear formas para que estes conteúdos estejam cada vez mais ao alcance de todos.
A preocupação pela sistematização e difusão do conhecimento obviamente precede o desenvolvimento da internet e da sociedade estruturada em rede, como demonstram as iniciativas, no século passado, de Paul Otlet (1868-1944) e Henri La Fontaine (1854-1943) em classificar toda a produção intelectual do mundo e criar aparatos tecnológicos para viabilizar este acesso a qualquer pessoa, a partir de qualquer parte do globo.
Hoje, com infinitamente mais recursos tecnológicos do que na época de Otlet e La Fontaine, dispor, compartilhar e permitir o acesso a “todo o conhecimento do mundo” depende mais de acordos e vontades políticas do que propriamente de tecnologias. Como resposta, a partir da década de 90, têm emergido movimentos e filosofias a favor do acesso aberto, que estabelecem novas diretrizes para a produção, distribuição e disponibilização do conhecimento em geral. Neste artigo, discutimos sobre os Recursos Educacionais Abertos – REA (Open Educational Resource), um tema relativamente recente que tem revolucionado a condição e o status da informação.