A Confederação de Repositórios de Acesso Aberto (COAR – Confederation of Open Access Repositories) anunciou a publicação do relatório  “O Estado Atual de Interoperabilidade de Repositórios de Acesso Aberto” (2012). O relatório fornece uma visão geral do cenário atual em termos de interoperabilidade dos tipos de serviços que agora são possíveis por causa de recentes pesquisas e esforços de desenvolvimento de toda a comunidade de acesso aberto. O relatório abrange sete áreas com foco para as iniciativas de interoperabilidade atuais e fornece uma visão geral de 19 iniciativas.

 O relatório é direcionado a gestores de  repositórios em diferentes pontos em termos de infra-estrutura, recursos e apoio institucional. Para novas instituições o relatório tem como objetivo fornecer orientações para começar a trabalhar e indica iniciativas de interoperabilidade necessárias para implementar a fim de alcançar serviços específicos. Para as instituições e gestores de repositórios já envolvidos com Acesso Aberto, o relatório pode fornecer idéias para funcionalidade adicional para incluir ao seu repositório ou mais serviços possíveis para proporcionar à sua comunidade.

Esquema do relatório:

  • Seção 1 – Introdução e Informação: visão geral da interoperabilidade, identificando os principais desafios, do estado atual e as áreas emergentes.
  • Seção 2 – Descrição das iniciativas de interoperabilidade atuais:

– Descrição – Informações sobre as diretrizes de interoperabilidade e padrões específicos.

– Aplicações: exemplos concretos de serviços ou aplicativos que foram desenvolvidos usando as normas/orientações/projetos.

– Recursos adicionais para outras leituras, especialmente com foco em textos explicativos e outras informações úteis.

Link para download aqui.

Fonte: COAR

Comente

Seu email não será publicado. Os campos requeridos estão marcados com *

limparEnviar