Open Attribute: cite a autoria

Diversos sites e redes sociais conhecidos da maioria de nós já adotaram licenças abertas, como as do Creative Commons, para que o usuário possa tanto encontrar quanto publicar material com usos mais flexíveis. Muitos autores tem optado por licenciar os seus blogs, músicas, livros, artigos científicas baseados nessa nova maneira de gerir a propriedade intelectual.

Apesar dos avanços e de um número cada vez maior de pessoas que passam a entender e a adotar licenças abertas em suas obras criativas, ainda pode ser um pouco confuso entender o que de fato significam as licenças e como referenciar as obras corretamente.

Para o caso das licenças Creative Commons, que podem ser usadas em redes sociais como o Flickr, Youtube, Vimeo, etc,  ficou mais fácil atribuir a obra corretamente ao autor. Da inteligência coletiva e trabalho compartilhado surgiu o Open Attribute,  considerada uma “ferramenta simples que todos podem usar para fazer a coisa certa com o clique de um botão”.

Ao instalar uma extensão nos navegadores Mozilla ou Chrome será preciso somente um “copiar/colar” para fazer a atribuição corretamente para a obra licenciada. O Open Attribute consulta os metadados em torno de um objeto CC  licenciado e produz uma atribuição.

Veja também