Relato recebido de Jorgelina Tallei
Em um mês marcado por vários eventos REA pelo país, de 17 a 19 de Setembro de 2012, o Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Sociedade (GECES) – CNPQ/UNIT do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Tiradentes – PPED, em parceria com o Núcleo de Educação a Distancia (NEAD) e o Programa de Pós-graduação em Educação (PPED) promoveram o 3º Simpósio de Educação e Comunicação.
A professora Jorgelina Tallei, membro da comunidade REA Brasil, apresentou o trabalho “As políticas públicas e os recursos educacionais abertos”. Segundo Jorgelina, haviam várias comunicações sobre políticas públicas, e somente uma sobre REA, mas o conceito esteve presente durante todo o evento, especialmente na mesa coordenada com a presença da Professora Maria Helena Bonilla (UFBA).
Referente a apresentação sobre REA, Jorgelina gostou muito da participação do público. Somente uma pessoa presente na comunicação sabia o que era REA, então foi muito produtivo porque muitas perguntas surgiram. Jorgelina iniciou a apresentação discutindo o que é REA e constatou que muitas pessoas confundem material de acesso aberto com o material “gratuito” na internet.
Também surgiu uma discussão sobre as editoras e a importância comercial que tem o livro didático aqui no Brasil, nesse sentido, o livro REA foi a chave da conversa, incluso como o pessoal não conhecia o livro, foi também tema para indicação de leitura e referência. Foi o debate que ganhou destaque e girou em torno da produção de material didático e as licenças abertas.
Foram palavras-chaves, compartilhamento e colaboração, se discutiram nesse sentido o papel da escola e as metodologias. Para Jorgelina, foi uma experiência muito produtiva e que com certeza ganhou mais espíritos abertos!
A apresentação esta disponível aqui.