A professora Lilian Starobinas, membro da comunidade REA Brasil, participará do IV Encontro Nacional de Hipertexto e Tecnologias Educacionais, que acontece nos dias 26 e 27 de setembro na Universidade de Sorocaba. O encontro reunirá professores, pesquisadores e estudantes, que se dividirão em grupos de discussão e mesas para debater temas relacionados ao uso das tecnologias digitais na educação.

O grupo de dicussão do qual participará a profa. Lilian, cujo resumo aborda a importância dos REA, será “Materiais didáticos em transição: produção e uso nos contextos do ensino e da aprendizagem”.

Leia abaixo o resumo da professora:
Recursos Educacionais Abertos e as perspectivas de uma educação dialógica

Esta apresentação pretende contribuir para a reflexão e o debate relativo à disseminação do conceito de Recursos Educacionais Abertos no contexto da expansão dos usos de mídias digitais na educação. A busca de um processo dialógico no fazer educacional, presente nas demandas de Paulo Freire e reiterado por diversos outros autores, encontra no uso dos recursos digitais um suporte potencialmente facilitador. A efetivação desse potencial, entretanto, dependerá das decisões que serão tomadas em diferentes âmbitos e por diferentes sujeitos do processo. Ao compreender o processo de ensino-aprendizagem como uma situação que envolve “agentes-agindo-com-ferramentas-culturais”, como propõe James Wertsch, torna-se possível analisar as diferentes variáveis dessas ações de uma maneira mais ampla. Nosso exercício aqui consistirá em buscar compreender o aporte que o uso de Recursos Educacionais Abertos, dadas suas características, como conteúdos abertos (oferecidos para uso de outrem, para aperfeiçoamentos e derivações, em formatos abertos), representam uma contribuição expressiva na expansão de uma cultura da participação nos processos educacionais mediados por aparatos digitais.

Palavras chave: materiais didáticos; recursos educacionais abertos; internet; educação

 

Comente

Seu email não será publicado. Os campos requeridos estão marcados com *

limparEnviar