O Música para baixar (MPB) propôs, para o Plano Setorial de Música 2010, o uso de recursos educacionais abertos para contribuir com a democratização do acesso à formação musical. A ideia foi acrescentada à sugestão de plano que já estava estruturada pelo Fórum Permanente de Música do Paraná (FPM – PR), membro do Fórum Nacional de Música (FNM).
O Plano já está aprovado pelo Colegiado Setorial de Música, divisão do Ministério da Cultura de representação regional. Veja abaixo o trecho do Plano (publicado, mas ainda incompleto no blog do Fórum de Música) relacionado aos recursos educacionais abertos:
“(…) Diretrizes Setoriais – Ações
(…) Elaboração e divulgação de um banco de dados de formação musical, abrangendo: projetos e ações governamentais e não-governamentais; materiais didáticos; leis vigentes; projetos de leis em tramitação; trabalhos científicos (teses, dissertações); instituições de ensino;
(…) A elaboração de estratégias de democratização do acesso à formação musical (disponibilização do ensino de música por meio digital em rede através de ensino à distancia a partir de recursos educacionais abertos; incentivos para edição e difusão de partituras e materiais didáticos de formação musical); (…)”