Por Fernanda Duarte / Edição:Ana Elisa Santana • Fonte:Portal EBC / Licença:CC-BY
A ideia de produzir ou poder adaptar materiais de acordo com as necessidades da turma ou objetivos específicos da prática docente, e assim propiciar atividades de aprendizado potencialmente significativas aos estudantes, tem feito com que cada vez mais professores se interessem pelos Recursos Educacionais Abertos (REA). No entanto, muitos deles ainda não sabem bem onde buscar informações sobre o assunto.
Pensando nisso, o Portal EBC conversou com a coordenadora de comunicação do Projeto REA.br, Débora Sebriam. Ela fala como os docentes podem aprofundar seus conhecimentos a respeito dos recursos educacionais abertos.
Comunidade REA
De acordo com Sebriam, os recursos educacionais abertos são ferramentas, materiais ou técnicas de ensino e pesquisa suportados por uma mídia que esteja sob domínio público ou sob uma licença livre, condição que permite sua utilização ou adaptação por qualquer pessoa. Os REA propiciam que práticas de colaboração, participação e compartilhamento se deem nos ambientes de ensino, possibilitando a autoria a professores e a estudantes, integrando assim distintas formas individuais de aprendizagem e permitindo a produção de conteúdos locais.
Leia também no Portal EBC: Entenda o que são recursos educacionais abertos
Uma das sugestões de Débora Sebriam é fazer parte da Comunidade REA. Segundo ela, atualmente já são mais de 12 mil pessoas no grupo Recursos Educacionais Abertos, um grupo público no Facebook, e cerca de 300 pessoas que se comunicam numa lista de discussão via e-mail. “Fazem parte desse grupo principalmente professores universitários, mas a gente sente muita falta dos professores de Educação Básica para trocar nesses espaços”, diz ela, que lembra que muitas interações sobre REA também acontecem pelo perfil do projeto no Twitter.
Confira a entrevista com Débora Sebriam: