Uma resenha do livro Recursos Educacionais Abertos: práticas colaborativas e práticas públicas, escrita por Tatiana Stofella Sodré Rossini, foi publicada no novo número da Revista Teias (v. 13, n. 30, 2012 – Cibercultura, Educação Online & Processos Culturais). Tatiana Rossini é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (Proped) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e membro do Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura (GPDOC).
A Revista Teias é uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ, está atualmente indexada às seguintes base de dados: Clase, Latindex, IBICT/SEER, Portal LivRe e Inep/BVE, além de todas as bibliotecas virtuais que utilizam o sistema OAI para consultas.
Veja os primeiros trechos da resenha:
“Na presente obra sobre Recursos Educacionais Abertos (REA), os autores buscam apresentar os desafios para pensar a educação universalizada e de qualidade em uma sociedade globalizada e conectada via internet. Trata-se de uma reflexão sobre as relações entre as políticas públicas, REA e a educação.”
“Os autores enfatizam a necessidade de políticas, planos e programas públicos que forneçam infraestrutura de rede digital adequada para interligar as escolas com o mundo, propiciem a formação de professores e promovam a produção de materiais educacionais abertos e livres, levando em conta os usos das tecnologias digitais pelos docentes e discentes. Conceitos como coautoria e criação colaborativa precisam ser inseridos na educação formal e também em suas novas formas de expressão, como por exemplo, a Educação Aberta.”
Acesse o arquivo aqui.