Seminário Internacional – Recursos Educacionais Abertos e chegada do Ônibus Hacker em Brasília

Dia 19/08, acontecerá na Câmara dos Deputados um evento imperdível para aqueles que acreditam na democratização da educação como elemento de transformação social.

Trata-se do Seminário Internacional sobre Recursos Educacionais Abertos – REA, sob a iniciativa conjunta da Comissão de Cultura e da Comissão de Educação, resultado das ações do projeto REA.br em prol da educação aberta na política pública brasileira.

Ações em favor da abertura dos recursos educacionais e sua disponibilização estão diretamente relacionados à ampliação e universalização do acesso ao conhecimento. Nesse sentido, o Seminário integrará acadêmicos nacionais/internacionais, parlamentares e sociedade civil, e abordará temas como Educação Aberta, o papel e a formação do educador-autor, iniciativas e práticas pedagógicas abertas e políticas públicas.

Outras informações e inscrição  aqui.

O LabHacker apoia essa iniciativa e, em consonância com o Seminário, abrirá suas portas nos dias 17, 18 e 19 de agosto para receber os integrantes do Ônibus Hacker: 28 hackers com formação nas mais diversas áreas, que chegarão a Brasília para sacudir o Congresso Nacional.
Serão dias intensos, de promoção de participação política, educação para cidadania, autonomia e uso de tecnologias livres, com diversas atividades, sempre no espaço do LabHacker, das 10h ás 18h, abertas à comunidade.  Confira a programação, ainda sujeita a alterações:

17/08 – Segunda-feira
Toda tecnologia é Política – oficinas de tecnologias livres e política hacker
10hs – Abertura do ciclo hacker e (re)definição coletiva da agenda
11hs – Oficina de Scraping em Python(Raspagem de Dados)
12hs – Oficina de Manipulação de Dados c/ CSVKit
13hs – Oficina de Visualização de Dados c/ D3
15hs – Oficina de (re)Escrita colaborativa de Leis c/ Github
16hs – Oficina de Visualização de Dados com Massinha
17hs – Debate sobre Política Hacker e/ou Como Hacker a Política

18/08 – Terça-feira
Jogatina Hacker – Playtest de jogos políticos com parlamentares, servidores e curiosos.
Homens Partidos – jogo que reproduz a disputa partidária de 89 até os dias atuais.
Jogo da Política (Executivo) – jogo para o estudante do ensino médio compreender e entender o processo orçamentário e criar sugestões de emendas orçamentarias.
Jogo da Política (Legislativo) – jogo para estudantes do ensino médio compreender o processo legislativo e criar suas próprias sugestões de lei de iniciativa popular.
Atos – jogo de simulação eleitoral e debate político.
Cara a Cara Político – jogo/instalação para trabalhar a nossa memória política.
Deliberatório – jogo de cartas sobre o processo deliberativo.

19/08 – Quarta-feira
Hackday do Seminário de Recursos Abertos Educacionais
Dia dedicado ao desenvolvimento e prototipação de projetos com base nos chamados recursos educacionais políticos, tendo como matéria-prima diversos dados já levantados sobre o mercado editorial brasileiro, Plano Nacional do livro didático, execução orçamentária da produção aquisição e distribuição de livros da educação básica, investimentos em objetos digitais de aprendizagem, entre outros.
Os dados foram disponibilizados no github do LabHacker e estão acessíveis a todos com disposição e habilidade para transformar informação em ação, seja por meio da criação aplicativos,  visualizações criativas de dados ou articulação de informações.

Veja também