De 28 de março a 1º de abril de 2010, acontece, em Brasília, a Conferência Nacional de Educação (Conae). Nela, serão aprovadas as diretrize para a educação brasileira nos próximos anos, finalizando um processo de diálogo e negociação entre a sociedade e o governo. Desde 2009, foram realizadas conferências municipais e estaduais que resultaram em dois documentos, a serem votados na próxima semana.
A comunidade brasileira de Recursos Educacionais Abertos, ativa desde 2009, precisou de tempo para amadurecer as questões que hoje tentamos apresentar com clareza. Ficamos fora das etapas municipal e estadual da Conferência, mas sabemos da enorme importância de levar a discussão do acesso ao conhecimento, da colaboração, das ferramentas e dos formatos livres à Conae. Com a ajuda do deputado Carlos Abicalil, do Daniel Cara, da Campanha Nacional pelo Direito à Educação e do deputado Paulo Teixeira, conseguimos garantir um estande para levantar nossas bandeiras.
Durante a conferência, Bianca Santana, Carolina Rossini e Luciana Scuarcialupi, da comunidade REA, estarão disponíveis no estande para conversar sobre nossas propostas. Avaliaremos durante o encontro se vale convidar para uma mesa-paralela sobre os recursos educacionais abertos. E distribuiremos materiais produzidos pela Ação Educativa, pelo Instituto de Defesa so Consumidor e Fundação Getúlio Vargas, pela Rede da Reforma da Lei do Direito Autoral, o estudo da Carolina sobre o estado e os desafios dos REA no Brasil, cujo sumário executivo em Português pode ser encontrado aqui. Nos próximos dias publicaremos o folder que estamos elaborando para clarear o tema.