O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da  CEPE, presidido pelo excelentíssimo Vice-Reitor Rogério Andrade Mulinari, aprovou a Resolução 10/14 – CEPE, que estabelece os critérios de avaliação para fins de promoção e progressão na Carreira do Magistério Superior na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Entre as novidades está o acréscimo de 25% na pontuação docente em atividades e produções acadêmicas publicadas como recursos educacionais abertos.

A iniciativa coaduna com a “Agenda Regional de Práticas Educacionais Abertas”, desenvolvida por meio de consulta a mais de 50 universidades na América Latina. Esta recomenda cinco diretrizes estratégicas para a abertura do acesso do conhecimento no Ensino Superior. Uma delas é a criação de estruturas organizacionais e procedimentos que estimulem a adoção de práticas e recursos educacionais abertos por meio de incentivos institucionais e reconhecimento promocional.

A Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional através da Coordenação de Integração de Políticas de Educação a Distância – CIPEAD está implementando o “Programa Paranaense de Práticas e Recursos Educacionais Abertos – REA PARANÁ”, que tem por objetivo disseminar Práticas Educacionais Abertas (PEAs), incentivar a produção de Recursos Educacionais Abertos (REAs) e disponibilizá-los para a comunidade acadêmica da UFPR, UTFPR e para a comunidade em geral, via Web. O Programa coordenado pelos professores doutores Marineli J. Meier (UFPR) e Henrique  O. da Silva (UTFPR)  agrega inúmeros docentes das duas instituições que receberam  o incentivo da Gestão para a fase de implementação do Programa REA PARANÁ.

Acesse a resolução 10/14 do CEPE UFPR

Acesse a Agenda Regional de Práticas Educacionais Abertas

 

1 Comment
Comente

Seu email não será publicado. Os campos requeridos estão marcados com *

limparEnviar